terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

LCD - INTERFERÊNCIAS - Brasil - 2003

capa-fisica2

cd

LCD 008

Todo mundo sabe que, morar em São Paulo - Capital é o mesmo que
que viver dentro de um oceano de radio-frequências e fortes emissões
de ondas eletromagnéticas...

captação0001

Em 2003, morando perto da Rua Consolação com a Paulista, eu circulava
muito a região e, como sempre, ouvindo música no meu discman.
Falo de uma era anterior ao Ipod. É incrível pensar, mas ela já existiu...
Um fato curioso e frequente me acontecia, caminhando pela Av. Paulista,
eu sempre ouvia, misturado ao som do cd que eu estava rolando nos meus
fones de ouvido, uns ruídos eletrônicos que as vezes eu podia jurar que faziam
parte da música.

captação0018

Frequentemente eu cheguei a pensar: "Nossa que ruído legal. De onde será que vêm?"
Claro, bastava olhar pra cima e enxergar as gigantescas antenas que me
faziam lembrar do controle que elas tinham dominando a mente da população.
Mas isso são considerações mais abstratas...

captação0019

O fato é que o equipamento que eu usava pra ouvir música andando na rua
tinha sensibilidade para tornar audíveis algumas interferências provocadas
pelas antenas gigantescas que habitam os telhados de nossa importante avenida.
E como estes sons me pareciam bastante interessantes, logo pensei:
"Preciso transformar isso em música!"

captação0013

Na época eu trabalhava intensamente com meu grupo de improvisação
eletrônica LCD e a linguagem que mais curtíamos trabalhar era o ruidismo.
Bolei o seguinte procedimento:
Gravei um cd com silêncio no meu gravador de cd de mesa.
Coloquei este cd no discman em loop e a saída de fone dele conectei
no input de um minidisc portátil que tenho até hoje, e na saída de fones
do minidisc eu podia ouvir o que estava rolando de ruídos.

captação0022

Foi perfeito! chamei o colega de banda Eloi Silvestre pra passear um sábado
comigo dando um rolê pra ver o que a gente conseguia "pescar" de zumbideira
pela Paulista e região.

captação0014

Aí a coisa toda vêio com força, se é que vocês me entendem...
O material captado ficou bem interessante e surpreendente.
Era como algo vivo, mas invisível que podia ser registrado naquele ato.
Uma espécie de fantasmas eletrônicos nos rodeando e transpassando
no corpo, se misturando com nossas células.

captação0026

Após muito andar pra lá e pra cá, percebemos que os ruídos
tinham particularidades sonoras e variações de frequência de
antena pra antena e até podíamos "tocar" os ruídos alterando
a posição do discman no ar, subindo, descendo e etc.
Logo o eloi lembrou do Metrô e descemos pra ver se lá dentro
também haviam transmições que podíamos registrar com
nossos parcos equipamentos.

captação0027

e claro que lá, debaixo da terra, também havia um rio de
frequências e interferências eletromagnéticas.

captação0031

Com certeza emitidas pelos aparelhos de monitoração e controle
dos trens. Ficamos igual dois palhaços captando tudo isso, até que fomos
tocados de lá de dentro pela segurança.
Mas estávamos tranquilos porque não haviam nenhuma má intenção
no nosso ato, apenas estavamos deslumbrados com os ruídos que
apenas nós poderíamos escutar e apreciar.

captação0032

O próximo passo foi levar esse material para nosso estúdio, onde cada
integrante do grupo, com seus próprios recursos mentais e tecnológicos
disponíveis, editamos e reprocessamos para transformá-los em "objeto
sonoro" para ser utilizado em improvisação livre aos nossos moldes.
Apesar das fontes sonoros serem as mesmas, cada um conseguiu criar
uma pluralidade suficiente para gerar contrastes formando a complexidade
da música que vcs podem baixar nesse cd, aquí chamado "INTERFERÊNCIAS".

Diga-se de passagem, ainda existem cópias físicas deste disco para ser
vendido por 10 reais, numa tiragem em CD-R e capa plástica silcada
com o desenho da designer Clarissa Tossin.

LCD-002b

Um bom exemplo de como o grupo LCD costumava trabalhar é o
video abaixo produzido por Kiko Araújo com câmeras de segurança.
É um trabalho um pouco diferente de "Interferências" mas mostra
um pouco do nosso ritual tecnológico de improvisação.


Untitled from paulo beto on Vimeo.

INTERFERENCIAS AQUI

Um comentário:

H.A. Rodriguez disse...

cara, nem ouvi ainda, mas soh lendo o post jah achei FODA demais!! ouvirei e deixarei minha opiniao. abra


henrique
gladgirls.blogspot.com

 
Music Top Blogs