segunda-feira, 4 de abril de 2011

2 CRUZEIROS DE BALA - TUA INVEJA TE CARCOMENDO OS OLHOS - JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - BRAZIL - 80's

capa-2-crz

"Aperte o cinto, Garoto! Bem Vindo à Era do Constrangimento"

Numa cidade do interior de Minas Gerais chamada Juiz de Fora,

existia nos anos 80 uma forte cena de bandas de rock.

Umas mais conservadoras que outras.


2cruzeiros

O 2 Cruzeiros de Bala estava no extremo do que havia de inovador.

Éramos sarcásticos, críticos, dissonates, debochados, complexos,

barulhentos, resumindo, nossa música não era "Bonitinha".

Uma combinação estranha de influências dava o tom da coisa.

Quando eu conheci o Walter Willy por causa de uma amiga em

comum, o assunto não saía do nosso apreço pelo YES.

Ele também compunha e escrevia letras bastante criativas.


Picture 13

Picture 8

Picture 4

Nesse momento eu já tinha uma outra banda com outros amigos.

Um trabalho que tendia mais para o neoprog, apesar de nunca

termos ouvido essa expressão na época.

Mas não resisti montar uma nova banda com aquela criatura

estranha e agitada.

Com o Walter era possível de ir além, onde eu não conseguia

com meus outros amigos da outra banda.

Encontrei nele uma pessoa que estava interessada em conhecer

coisas novas ou mais obscuras, mesmo tudo terminando em YES.

Tocamos nuns eventos e festivais da cidade, mas a banda só

tomou forma mesmo quando Wagner Daibert assumiu o baixo.

Tivemos dois ótimos bateristas também, Serginho Mello e Gerson.

Vivíamos planejando shows, compondo, ensaiando à exaustão,

enquanto sonhavamos em ser descobertos por um selo.


Picture 5

Picture 7

Picture 20

3 bandas brasileiras nos inspiravam muito:

De Falla

Akira S e as Garotas que Erraram

Gueto

Mas o nosso grande norte passou à ser o Robert Fripp/King Crimson.

As exaustivas vezes que ouvimos o disco RED ou EXPOSURE

com certeza mudaram nossa vida pra sempre.


Picture 23

Picture 24

Mas estávamos enterrados entre as montanhas da Zona da Mata.

Nenhuma noção timbristica e de gravação.

Nossas tentativas em estúdio pareciam só piorar as composições.

Sem graça... sem sal...

Era uma época sem as facilidades que existem hoje, inclusive de

informações técnicas tão compartilhadas em revistas ou internet.

Os amplificadores eram um lixo e quase tínhamos que ligar tudo

num único. Imagine como o vocal ficava bom...

A coisa mais sofisticada que conseguíamos ter eram alguns pedais

da BOSS, mesmo assim emprestados de amigos.

Overdrive, Digital Delay e a merda do Chorus que fazia tudo parecer

THE CURE.

Na hora achávamos que fazia o som ficar na moda, mas dá nos nervos

ouvir isso hoje...


Picture 25

Picture 26

A vantagem é que tínhamos tempo pra ensaiar, e ensaiar, e assim

conseguir resultados surpreendentes de performance.


Picture 27

Picture 28

O material disponibilizado aqui é uma mistura de nossas parcas

incursões em estúdios fuleiros de Juiz De Fora e um ensaio na

casa do Serginho Baterista, gravado com o fabuloso "Jingombell",

microsystem que gravava super bem e em Stereo de nossa amiga

Ivanice (Nitchú).

Talvez seja a gravação que melhor registrou nossas qualidades.

Claro, pra hoje em dia, o som é uma merda completa.


Picture 29

Picture 30

Picture 31

Picture 21

Picture 19

Picture 22

Picture 6

Picture 14

Picture 15

Picture 12

Picture 10

Picture 9

Picture 11

Picture 17

Picture 18

pb80s

Não sei à quem possa interessar esse registro hoje em dia, de uma

banda que, mesmo marcando sua presença numa cidade do interior

e nunca saindo de lá.

Mas me sinto na obrigação de compartilhar isso com o objetivo de

mostrar a todos que a História do Rock Brasileiro não é apenas

construído pelo que reverberou em grande escala, mas também nos

milhares de pequenos focos nos lugares mais inusitados.


2c

2c2

Tracklist:
01 - bola esférica
02 - o mundo diante do meu olhar estrábico
03 - radio frequência livre
04 - ambulância parte 01
05 - ambulância parte 02
06 - paranóia relativa do ar
07 - so ma pissoa
08 - autofagia
09 - larks tongues in aspic parte IV
10 - morte ao falso metal
11 - brasileiros e brasileiras
12 - pão com manteiga (metamorfose do ornitorrinco)
13 - cárcere
14 - mal estar generalizado
15 - autofagia (estúdio)



12 comentários:

Anônimo disse...

ofmuito legal Beto,vc mantem o CR$2,00 vivo virtualmente .Muita gente vai conhecer o dois atraves de vc .Valeu a pena aquele trabalho todo ,aqueles ensaios todos pq faziamos com amor e todo caminho que tem coraçao um dia frutifica .valeu mermo . e tenho inveja de vc sim .inveja branca mas tenho sim .parabens.

pb disse...

O comentário acima é de Walter Willy, o vocalista da banda.

LU disse...

Estou baixando agora. Adorei as fotos, é sensacional voltar ao passado de vcs!!! ;)

Enaldo disse...

Vou baixar mas não vou invejar agora.

funny photos disse...

what a rock star gys group...what a rock star band..

viníciusf disse...

puta banda foda

viníciusf disse...

puta banda foda

Anônimo disse...

adorei tudo, as fotos noturnas

Anônimo disse...

Já ouvi falar dessa banda aqui em JF, mesmo não tendo idade para ter assistido algum show.
Conheci o Walter há alguns anos, em uma loja de cds da cidade. Estávamos falando de Yes...rsrsrs
Grande cara. Guardarei o registro.

Anônimo disse...

Valeu, o registro é incrivel, conheço o Willy daqui de Juiz de Fora grande som voces faziam instrumental e vocal em perfeita sintonia e uma originalidade impar, parabens,
Edson.

Adilson Martins disse...

Fico orgulhoso deste registro pois ainda sonhava em ter uma banda e apesar de saber do osso que era ter uma estava longe da certeza que vim a ter depois quando surgiu o Xad Caramelo. As fotos do ensaio na casa do Gerson...anos depois estaria lá ensaiando com este camarada. Pessoa maravilhosa. Todos vocês são! Me recordarei com carinho para sempre!!Baixei!

Carla Vanessa disse...

Olá. Adorei encontrar esse blog. Moro fora do Brasil há muito tempo e conheci a todos vocês na época que tinham essa banda e até cheguei a atuar de fotógrafa num show de vcs. O Wagner era um grande amigo da academia, e acho que foi através dele que conheci aos outros integrantes. Adorava a movida musical dos 80 em jf. Foi uma delícia rever a todos, foi uma época maravilhosa. Tudo de bom! Carla Vanessa

 
Music Top Blogs